segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA UNIVERSIDADE

Autor: RESENDE,VIVIANE DE MELO
VIEIRA, VIVIANE 

Editora: EDU - UNB

Ficha Técnica

ISBN: 9788523010430
Origem: Nacional
Ano Edição: 2014
Edição: 1
Formato: 16cm x 23cm
Nº Paginas: 204
Idioma: PORTUGUÊS
Peso: 0,3 

Sinopse


Resultado da experiência das autoras no ensino de leitura e produção de texto na Universidade de Brasília, este livro apresenta, em roteiros de aulas, um método baseado em conceitos discursivos, como as noções de gênero discursivo, intertextualidade e interação, visando levar os/as alunos/as a compreenderem a relevância da reflexão sobre sua prática com textos no contexto da vida acadêmica. O curso proposto é apresentado em quatro percursos. No primeiro, são abordados os conceitos de língua, linguagem, texto, gêneros discursivos e intertextualidade, com o objetivo de possibilitar ao/à aluno/a uma familiarização com conceitos de certa complexidade em relação à atividade com textos, já que na tradição escolar muitas vezes essa complexidade é deixada em segundo plano em favor das aulas de língua. O segundo percurso, bastante instrumental, visa à reflexão sobre práticas de leitura e produção de texto como estratégias de estudo, tendo em vista que as disciplinas de texto em geral são oferecidas para alunos/as recentes na universidade, que terão muito a ganhar com esse tipo de reflexão. No terceiro percurso, o foco são as propriedades organizacionais do texto, retomando os estudos de coesão e coerência da linguística textual, uma vez que essas noções são importantes ao planejamento de toda produção textual e à recuperação de sentidos no exercício da leitura. Finalmente, o último percurso é dedicado aos gêneros específicos da academia, objetivando que o/a aluno/a possa aplicar as noções estudadas nos percursos anteriores aos tipos de texto produzidos e consumidos na universidade. Todos os percursos apresentam roteiros práticos para o exercício dos conceitos discutidos, procurando sempre trazer essas noções teóricas para mais perto da experiência concreta com o uso da linguagem.




















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