quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Livro Análise de discurso crítica da publicidade: um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil (Covilhã/Portugal: LabCom, 2010)

Neste livro, resultante de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, a autora estuda o discurso da propaganda de medicamentos brasileira. Com base na Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003; Resende & Ramalho, 2006), investiga mudanças sociais e discursivas implicadas na promoção de medicamentos, a exemplo do controle sanitário sobre esse tipo de propaganda; das tecnologias discursivas que alteraram a configuração dos anúncios e da construção da identidade do/a “novo/a” consumidor/a de medicamentos, como aquele/a que está sempre em busca da superação de limitações humanas (Bauman, 2001; Silva, 2000). O livro incita reflexões tanto acerca da abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica quanto sobre necessidades “criadas” para sustentar relações de exploração no capitalismo tardio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário